quarta-feira, 21 de março de 2012

ERIC GRANADO: UM BRASILEIRO NO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE EM 2012

Depois de  4 anos, sete meses e 13 dias sem um representante no Mundial de Motovelocidade, o Brasil deverá encerrar tal jejum dia 17 de junho próximo na pista inglesa de Silverstone, sede do Grande Prêmio da Inglaterra, 6ª etapa da edição de 2012 do mais importante campeonato de motociclismo do planeta.

O autor da façanha, o paulistano Eric Granado, terá então completado os obrigatórios 16 anos de idade (exatamente uma semana antes do GP) e estrear no Mundial, recolocando a bandeira brasileira na cena internacional, tarefa essa que durante duas décadas esteve à cargo do ora aposentado Alexandre Barros.

Eric estreará no Mundial na Moto2, que há já três anos substituiu a finada categoria 250. O brasileiro competirá pelo Team JiR, estrutura italiana com sede em Mônaco e – graças a Eric – patrocinadores brasileiros, como Mobil, Cosan e Vaz, entre outros.

Assim como Barros, Eric iniciou sua carreira internacional na Espanha. E curiosamente no mesmo ano – 2007 – em que Barros disse adeus às pistas encerrando sua longa e vitoriosa carreira na etapa final daquela temporada do Mundial da MotoGP, pilotando a Ducati GP07 do Team Pramac. Assim como no distante ano da estréia Mundial de Barros, 1986, o país ibérico ainda é o mais fértil celeiro de novos talentos do motociclismo de velocidade.

A ausência de válidas opções para competir no Brasil levou o pai de Eric Granado, Marcos, a arrojar-se com o filho pelas combativas categorias de base espanholas. E como se vê, deu certo: o pequeno piloto brasileiro conseguiu vitórias e títulos relevantes em seus anos na Espanha, trajeto que culminou no 5º lugar obtido no disputadíssimo CEV-Buckler 125 de 2011, o campeonato espanhol das 125 de competição, os "canhõezinhos" com motores 2-tempos, baixo peso e alto rendimento.

O  caminho mais óbvio para o brasileiro seria ingressar no Mundial na categoria Moto3, que em 2012 substituirá as 125GP, eliminando da cena o ultimo bastião onde resitiam os motores 2T que foram substituídos pelos 250 cm³ de 4 tempos. Todavia, o 1,70 metro de estatura e 60 kg de peso desaconselharam a estréia de Eric na menor das categorias do Mundial, que assim partirá diretamente para a Moto2, onde os motores são tetracilíndricos de 600 cm³ (por regulamento todos Honda) montados em chassis especiais realizados por diversos fabricantes.

Granado trocará os 60 kg e 60 cv das 125 de GP pelos 135 kg e mais de 140 cv das Moto2, um passo em tanto para o piloto, o que exige obviamente uma tocada toda diferente. Tendo participado dos testes coletivos  pré-temporada das equipes do Mundial de Moto2, Eric se destacou pela maturidade e evolução constante: na estréia, na pista de Valência, onde ficou a pouco menos de seis segundos do líder dos três dias de treinos. Na sessão de testes seguinte, também distribuídos em três dias em Jerez de la Frontera, tal diferença caiu para quatro segundos e em uma sessão realizada na pista de Albacete, sempre na Espanha, no final de fevereiro, Granado ficou a cerca de 1,5 s de seu companheiro de equipe, o experiente francês Johann Zarco, vice-campeão mundial da 125 em 2011 e 1º piloto do Team JiR. 
O objetivo revelado da equipe de Eric Granado é dar a seu mais jovem pupilo um 2012 de aprendizado, fazendo o brasileiro conhecer os circuitos por onde o Mundial fará etapas – serão 18 no total este ano – para que em 2013 Granado esteja apto a efetivamente mostrar seu real potencial. O alvo, claro, é fazer Eric chegar à categoria rainha da modalidade, a MotoGP, onde reina o campeão de 2011 Casey Stoner e gente do naipe de Valentino Rossi, Daniel Pedrosa, Jorge Lorenzo e outros capazes de domar os monstros de 1.000 cm³ dotados de 250 cv em 153 kg de peso. Para Granado, se tudo correr como o desejado, tal guidão pode estar em suas mãos antes mesmo de completar 20 anos...

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