sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ação comercial

Não há quem não conheça esse nome e esse logotipo, o do programa dominical da TV Globo exibido às 9 horas da manhã. Uma proposta elogiável da emissora n°1 do Brasil, falar sobre o mundo automobilístico. Quando começou, em 2002, se a memória não me falha, era absolutamente agradável de assistir, coisa de um primeiro mundo que ainda era algo distante para nós. Mas depois mudou de caráter e enveredou por um caminho lamentável, o do título desse post.

Ter "ação comercial" no seu conteúdo significa que o Auto Esporte não é um programa jornalístico como se espera de um programa de tevê, mas o que o próprio nome indica, um programa comercial. Para que um automóvel seja avaliado ali é preciso pagar, o que não existe na imprensa séria, inclusive a imprensa automobilística.

O pior de tudo é o telespectador precisar ler os créditos ao final do programa e prestar atenção aos dizeres "Ação comercial" seguido dos nomes das empresas que pagaram para seus produtos serem objeto de "reportagem". No mínimo, a emissora deveria informar a natureza da matéria no início do bloco, com visibilidade total, para que não pairem dúvidas sobre o que se está assistindo.                                                 fonte: Autoentusiastas

Nenhum comentário:

Postar um comentário