Nascido em setembro de 1950. Entrou em sua primeira corrida em 1968 em uma Bultaco 125cc. Foi campeão ingles de 125cc em 1969 e 1970, e estreou na Mundial em 1970 com uma Suzuki. Em 1971 entrou para o GP Mundial em três classes: 50cc, 125cc e 250cc, e alcançou o 2 º lugar na classe 125cc. No ano seguinte foi para Yamaha Motor Europe NV (YMENV), empresa Yamaha de vendas na Europa. Correu nas classes 250/350cc, mas a sua colocação nas 250cc foi 13 º e conseguiu nenhum ponto na classe 350cc. Em 1973, de Suzuki se tornou o primeiro campeão da Copa do FIM F750. A partir de 1974 montou no GP500 Mundial. No entanto, em 1975 sofreu um grave acidente em Daytona. Embora tenha sofrido varias lesões, voltou a correr no meio da temporada e anotou duas vitórias. Em seguida, fo campeão do Mundial de GP500 dois anos consecutivos (1976 e 1977).
De 1980 a 1982, voltou a Yamaha. Junto com Kenny Roberts, foi encarregado da tarefa de levar a Yamaha ao titulo das 500cc, e em 1981 teve uma vitória no GP da Suécia e ficou em quarto. Em 1982, ficou gravemente ferido durante um treino no Reino Unido Grand Prix e terminou com um ranking de quinto. Em 1984 (Suzuki), finalmente se retirou das corridas. Seu numero sempre foi 7 e o Pato Donald desenhado em seu capacete foram suas marcas registradas. Morreu em 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário