quinta-feira, 22 de março de 2012

Icon Sheene

Feita à mão na Inglaterra, moto de R$ 285 mil homenageia o piloto Barry Sheen, duas vezes campeão mundial


Em 1975, o inglês Barry Sheene sofreu um acidente gravíssimo durante uma corrida nos EUA: caiu da moto a 270 km/h e fraturou a perna esquerda, o braço direito, a clavícula e duas costelas. Sheene foi arremessado com tanta força que seu corpo deslizou no chão por 250 metros até parar (e o piloto teve boa parte da pele das costas arrancada). Mas sua recuperação foi inacreditável e já no ano seguinte foi campeão mundial de motovelocidade, feito que repetiu em 77. Esse espírito de superação transformou-o numa lenda entre os fãs de motos. Entre eles, o empresário britânico Andrew Morris, que decidiu criar a Icon Sheene em homenagem a ele.
Apenas 52 unidades serão produzidas, com um preço surpreendente mesmo para os padrões das supermotos - 107 mil libras esterlinas, ou o equivalente a R$ 285 mil. Mas o custo se explica pela autenticidade da moto. Ela foi desenvolvida por engenheiros que trabalharam com Barry Sheene. O chassi, os freios e até a pintura foram projetados pelas mesmas pessoas que acompanhavam o piloto nos anos 70, e seu motor é um Suzuki de 1400 cc (escolhido porque foi com essa marca japonesa que Sheene ganhou seus dois títulos mundiais).

Os compradores da moto também poderão adquirir, por um valor adicional, uma réplica exata do capacete de Barry Sheene. O fabricante não revela a velocidade máxima da Icon, mas com 250 cavalos e peso baixo, cerca de 200 kg, a moto tem uma relação peso-potência parecida com a de um carro de Fórmula 1. Barry Sheene (que correu até 1984 e depois virou apresentador e comentarista de TV até sua morte, em 2003) ficaria orgulhoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário